01-ahhh-historias

Aaahhh!! Histórias de Arrepiar!

Sala Monstra apresenta… Aaahhh!! Histórias de Arrepiar!

Mostra Outubro ou Nada realizada por artistas e grupos de teatro de Pernambuco irá apresentar mais de 40 trabalhos, todos em espaços alternativos da cidade. A única opção infantil está a cargo da Cia Maravilhas e será apresentada no espaço Sala Monstra, no espinheiro. 

RELEASE
Partindo do desejo de falar sobre histórias de assombração para crianças, as atrizes Márcia Cruz e Mayza Dias de Toledo convidaram o músico e ator Joahnn Brehmer e a também atriz, Fátima Aguiar para compor o elenco e a direção do mais novo espetáculo da Cia Maravilhas… Aaaahhh!! Histórias de Arrepiar!

Mergulhando no universo dos contos de tradição oral encontramos mulheres sem dedos, mulas sem cabeças, lobisomens, homens do saco, quibungos e muito outros personagens assombrosos, mas, em meio a esse universo horripilante, uma personagem se impôs, a figura da Morte. Por vezes esquelética, por outras, sedutora, ela é sempre enigmática. A Morte é um tabu e não apenas para crianças, afinal em nossa sociedade a morte é tão negada que quase se torna um fenômeno antinatural. No entanto, curiosamente a morte está presente em muitos contos tradicionais e em muitas canções e brincadeiras de crianças. Assim, inspirados neste universo lúdico e de leveza, inerentes das próprias crianças, estamos construindo esse espetáculo com muitas cores, alguns desafios e uma boa pitada de amor.

O espetáculo está em processo de construção e a apresentação na Mostra Outubro ou Nada será um ensaio aberto. Esse momento será muito relevante para nosso processo criativo porque teremos uma noção concreta sobre os caminhos que estamos amadurecendo ao longo do processo de montagem. Também será importante porque todo dinheiro arrecadado irá contribuir para custear a criação deste espetáculo.

Por hora, selecionamos duas narrativas tradicionais: Só um minutinho por favor mexicano) e A menina enterrada viva (brasileiro) e estes são os contos que nos inspiram na construção de nossa dramaturgia. Uma menina, bizarra, está fugindo, não se sabe de quê ou de quem. Nesta fuga, ela passa por um portal mágico e se perde, se encontra e cruza com  outras personagens até que finalmente um encontro surpreende acontece. As músicas do espetáculo ficarão a cargo do Johann Brehmer, o figurino será de Agrinez Melo, maquiagem de Bárbara Espíndola e as fotografias de Matheus Melo. Evoé!

 

SINPOSE
Uma menina, bizarra, está fugindo, não se sabe de quê ou de quem. Nesta fuga, ela passa por um portal mágico. O tempo também parece não colaborar com a fuga, afinal, ao invés de ir pra frente, a menina está embaralhando o passado com o presente. Ao longo desta aventura, a menina se cruza com algumas velhinhas, todas com uma cara ótima, muito divertidas, até que finalmente um encontro surpreende acontece.

 

SERVIÇO

Performance: O Palhaço de pijama (ator Flávio Renovatto)

Duração: 10min

Espetáculo: Aaaaaahhh!! Histórias de Arrepiar!

Duração: 50min

Classificação indicativa: A partir dos 5 anos

Local: Sala Monstra (Mau Mau)- R. Nicarágua, 173 – Espinheiro, Recife – PE.

Horário: 16/outubro, domingo, as 16h

Capacidade do local: 50 lugares

Ingressos: R$20 e R$10 ( a bilheteria estará aberta uma hora antes da apresentação)

Contato: ciamaravilhas@gmail.com

 

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Fátima Aguiar

Elenco: Mayza Dias de Toledo, Johann Brehmer e Márcia Cruz

Dramaturgia: Márcia Cruz

Música: Johann Brehmer

Figurino: Agrinez Melo

Maquiagem: Bárbara Espíndola

Fotografia: Matheus Melo

 

02-ahhhh-historias