Alimentação Viva

Oficina de Alimentação Viva
Por Isabela Mariz

Introdução teórica e prática à Alimentação Viva, uma alimentação baseada na incorporação da energia vital, através do consumo de sementes germinadas, brotos e vegetais “crus”. É mais do que uma alimentação, é um estilo de vida que nos conduz à apropriação da saúde (de todas as formas), ao cuidado com o meio ambiente e à soberania alimentar.

E ainda é:

  • vegana,

  • detox,

  • livre de glúten,

  • livre de lactose,

  • livre de açúcar,

  • saborosa.

A prática incluirá: germinação, produção de brotos, técnicas para cruzinhar, reconhecimentos de algumas PANC (plantas alimentícias não concessionais), dicas de fornecedores, receitas e degustação. Faremos suco de luz, ceviche de coco verde, calderada de frutos do mato e torta viva.

Serão dois dias de curso, com atividades complementares, porém independentes. Dessa forma os participantes podem optar por participar dos dois dias e apenas de um a sua escolha. Quem se inscrever nos dois tem direito a 10% de desconto. As vagas são limitadas!

1º dia (sábado)
Suco de Luz
Ceviche de coco
Calderada de Frutos doMato

2º dia (domingo)
Suco de Luz
Leite Vegetal
Torta Viva

Suco de luz – carro-chefe da alimentação viva, nenhum curso introdutório ao tema está completo sem essa receita. É um poderoso desintoxicante, alcalinizante, ajuda na regulação do metabolismo, facilita a digestão, regula o fluxo intestinal, dar saciedade e disposição, desincha o corpo e emagrece.

1º dia – refeições
Uma dificuldade comum, para quem deseja introduzir a alimentação viva em sua rotina, é a falta de conhecimento de como preparar suas refeições. Nesse curso faremos calderada de frutos do mato, uma receita simples e prática, cuja base pode se desdobrar em infinitas outras receitas, como moqueca viva, feijão azuki à moda tropeiro, lentilha viva, arroz de couve-flor, etc.

Ceviche de coco – esse prato é um superalimento, cujo preparo é simples, prático, barato e sempre faz sucesso!

2º dia – lanches
Os leites vegetais são uma ótima opção para quem deseja substituir o leite de origem animal, porém as opções oferecidas pelo mercado são escassas, caras e nem sempre confiáveis. A boa notícia é que é simples, fácil e barato fazer seu próprio leite vegetal em casa! Se apropriando desse processo você se torna mais autônomx, consciente do que está ingerindo e, consequentemente, protagonista da manutenção da própria saúde.

Uma torta sem leite e derivados, sem ovo, sem farinhas, sem açúcar, que não vai ao fogo e ainda é super saudável. É possível? Vem conferir.

 

Isabela Mariz
é bióloga, com pós-graduações em Educação Ambiental  e Gestão Ambiental. Possui formação em Alimentação Viva pela Fiocruz/RJ. Atua desde 2007 como educadora ambiental em diversos projetos socioambientais. Entusiasta da Alimentação Viva, da permacultura e da autonomia, vive sua utopia em seu cotidiano, experimentando e trocando informações e vivências.

 

Serviço:
Oficina de Alimentação Viva
Dias 09 e 10 de fevereiro
Das 14H às 17h
Rua Nicarágua, 173

Investimento: R$100,00 por dia
Contato:
WhatsApp (22) 99948-8791 /Facebook: @vidabelanoface /Instragam: @vidabelanoinsta

Ps.: Para xs interessadxs em participar nos dois dias da oficina, ganham  20% de desconto.