ruth-steyer

Cinecão Marx Selvagem: Reforma Agrária No Ar

LANÇAMENTO DE LIVRO | ARTE SONORA | COMUNICAÇÃO LIVRE

Lançamento do livro “MARX SEVAGEM”, do professor da USP Jean Tible e rádios amadoras ocupam a Maumau neste último Cinecão do ano

O Cinecão, evento independende organizado pela artista Lia Leticia, fecha nove edições realizadas durante este ano. A programação abarcou desde filmes de arte a performances, arte sonora, debates, lançamento de livros e revistas, instalações e propostas artísticas híbridas que não se encaixam em formatos clássicos de exibição e divulgação. A proposta foi dar visibilidade a esses experim

entos e formar um público que busca conhecimento e diversão.

Um ciclo de experimentações se fecha aqui. Sem a interface da imagem, este Cinecão abre as portas para propostas de arte sonora e reflexão sobre a comunicação livre. A noite contará com uma programação ao vivo, inspirando-se na era de ouro do rádio, onde apresentações artísticas intercalavam-se com músicas e conversa. Porém, neste Cinecão, o trânsito entre as propostas artísticas será livre e, algumas vezes, simultâneo. Performances de Ruth Steyer ( imagem à esquerda ), Paulo do Amparo e Vitor Maciel, se debruçam às diferentes possibilidades estéticas que o rádio oferece. Maria Magu e o Coletivo Paralisação Nacional das Mulheres farão leituras de pequenos contos eróticos feministas. A Rádio Comunitária Aconchego, situada no Engenho do Meio, fará a seleção musical com músicas latino americanas.

jean-tible_fullscreen

A noite também contará com a presença de Jean Tible, militante e professor de ciência política da Universidade de São Paulo. O autor estará lançando o livro “Marx Selvagem (São Paulo, Annablume, 2013; 2a edição, 2016), trabalho que busca imaginar e produzir um outro Marx, afetado pelas lutas e cosmologias ameríndias. O que acontece com o pensador revolucionário europeu ao se deparar com diferentes e potentes formas de estar juntos, de constituir coletivos (com humanos e não humanos) e de constituir relações natureza/cultura? Como alguns de seus principais conceitos-categorias se transformam, tais como capitalismo, luta, produção, abolição do Estado, classe, exploração?

Para o lançamento foram convidados a participar de um debate, aberto ao público e transmitido via streaming, a partir das 20h, Ana Paula Portella, Clarice Hoffmman, Fred Zeroquatro, Gus Cabrera, da Rádio Aconchego e Paulo do Amparo. O debate busca transversalizar o tema do livro até chegar a um assunto caro `a nossa titubeante democracia, a comunicação livre.

Convidamos a todos para celebrarem conosco este ano de produção independente, onde construímos pontes para nos lançarmos em mais empreitadas deste evento múltiplo que é o Cinecão. Independência é vida!

cinecao09

SERVIÇO
Cinecão
11 de novembro de 2016, a partir das 19h
Maumau, Rua Nicarágua, 173
GRATUITO

Ficha Técnica
Artistas Convidadas: Ruth Steyer, Maria Magu, Paulo do Amparo e Vitor Maciel.
Participação da Rádio Aconchego

Coordenação: Lia Letícia
Produção: Juliana Zzui Freitas
Design: Daniela Brilhante
Montagem: OCOECOA (André Vieira, Manuela Dias de Melo, Maximiliano Roger)
Registro Fotográfico: Tatiana Coelho da Paz(OCOECOA)
Técnico de som: Mozart Gomes