Marcia X_Antenas da Raça

Cinecão- A Média com a Mídia

AAAAAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

O baixo Hades orgulhosamente apresenta mais uma edição de resistência, persistência, diversão e independência cultural da cidade: “Cinecão- A Media com a mídia”

Atenta aos acontecimentos obscuros e golpistas em que nossa nação está mergulhada, essa edição contará com reflexões impressas e audiovisuais de artistas que pensaram e, acima de tudo, agiram de dentro da mídia de massa.

Será lançado e distribuido gratuitamente o livro resultante da pesquisa Arte-veículo: intervenções artísticas na mídia de massa brasileira de Ana Maria Maia, que propõe uma reflexão sobre o uso da imprensa como esfera pública para a arte. Numa montagem única, concebida pela autora, Priscila Gonzaga e Lia Letícia, alguns desses projetos estarão presentes na Maumau, na ocupação “A Média com a Mídia”. Jardim, galeria, sala, bar, gente… tudo tomado pelas intervenções artísticas.

Entre o advento da televisão, que chega ao Brasil em 1950 e a popularização da internet, que dá acesso a uma discussão sobre “mídia tática” no país, no fim dos anos 90, são inúmeros os casos de ocupação dos espaços de jornais, revistas, emissoras de radio e TV pelos artistas, para fins de DETURPAÇÃO de suas linguagens e/ou PROBLEMATIZAÇÃO das narrativas que se constróem para o status quo.

Das colunas de Flávio de Carvalho no Diário de São Paulo à reforma gráfica do Jornal do Brasil por Amílcar de Castro e Reynaldo Jardim; da arte-classificada da Equipe Bruscky Santiago às Inserções em Jornais de Cildo Meireles; da video-dança de Analívia Cordeiro ao quadro de entrevistas de Glauber Rocha dentro do Programa Abertura, tão inspirador para produtoras como TV Tudo, Olhar Eletrônico e TV Viva; da atuação anárquica de Geraldo Anhaia de Mello na rádio e na TV aos semanários de Lenora de Barros e Luiz Baravelli; dos fakes de Yuri Firmeza como “artista invasor” à invasão real da militância de coletivos como Frente 3 de fevereiro e Contrafilé na cobertura esportiva e de vida urbana. Além disso, um expoente pernambucano dos anos 2000, o Cartão de 30, apresentado por Anderson Lucena da querida TV Capibaribe e um video inédito problematizador dos recentes acontecimentos políticos atuais, estarão presentes na ocupação.

O Cinecão conta ainda com seleção musical do artista sonoro Thelmo Cristovam, oferece serviço de bar e comidinhas num ambiente descontraído e desconstruído. Afinal, sempre é bom encher a cara com embasamento!

O Cinecão continua gratutio, mas desta vez não esquece da colaboração pros artistas, que já era dificil sem golpe, imagina com… ♥

E óa, te liga que o MinC é do povo brasileiro! E artista é trabalhador!

Ficha técnica
A ARTE-VEÍCULO É UM PROJETO DE Ana Maria Maia
PROJETO GRÁFICO Priscila Gonzaga
PROJETO EXPOGRÁFICO “A MÉDIA COM A MÍDIA” Lia Letícia, Priscila Gonzaga e Ana Maria Maia
COORDENAÇÃO CINECÃO Lia Letícia
PRODUÇÃO CINECÃO Lia Letícia e Irma Brown
ARTE CARTAZ Daniela Brilhante
ASSISTÊNCIA DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE IMAGEM Ingrid Vieira
REVISÃO DE TEXTO Alícia Toffani
FOTOGRAFIA DE ORIGINAIS PARA FLÁVIO DE CARVALHO E JAC LEIRNER José de Holanda
FOTOGRAFIA DE ORIGINAIS PARA CILDO MEIRELES Pat Kilgore
TRADUÇÃO DE TEXTO Dominique Makins Bennett Stephen RimmerCharles Holmquist Roberta Mahfuz
PRODUTOR GRÁFICO José Silva Moreira
GRÁFICA Rotaplan Gráfica
PARCERIA Editora Circuito
PUBLICADO POR Editora Aplicação

 

cinecao04_web