10420336_10152534217602987_8545150774803071313_n

Cuidar é Preciso, por Christianne Dardenne

Hoje a oficina de dança Percurso de Corpo e Movimento,  de Juan Saucedo recebe Christianne Dardenne para um encontro sobre  o Cuidado com o Corpo. O encontro é aberto ao público

Por Christianne Dardenne
Essa proposta busca trazer o corpo e seu cuidado pela perspectiva da Educação Corporal Integrada. É o fruto do meu trabalho de mais de 30 anos como educadora do corpo e terapeuta. Na minha experiência tenho sempre como meta aproveitar o espaço terapêutico para ensinar as pessoas como o corpo se organiza, e desorganiza, como evitar e controlar lesões músculo-esqueléticas  visando além do alívio, o conhecimento sobre os  mecanismos que o fazem adoecer e se restabelecer. Mas também, busco estimular a adoção de práticas mais criativas que visem a exploração da sensorialidade e da motricidade num contexto mais amplo. Por exemplo, através de práticas na natureza no intuito de vivenciar o corpo como elo entre o humano e as forças da natureza.

Essa palestra | vivência é um convite para que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento mais amplo do corpo e às práticas de auto-cuidado com exercícios que exploram a consciência do corpo como um ‘órgão’ sensorial além do veículo do movimento. Certamente que é um convite para um aprofundamento que será mais adiante vivenciado com oficinas de maior duração.

No conteúdo, apresento o fundamento de que o corpo é uma ‘construção’ em andamento que vai se aprimorando ininterruptamente na medida em que receba estímulos. Vou abordar noções  sobre a mecânica corporal , sobre o efeito da gravidade, dos movimentos repetitivos e desorganizados, da integração com o meio físico e social como também apresentarei maneiras de desacelerar o declínio através do cuidado pela adoção das práticas corporais e contemplativas e auto-massagem.

Busco criar um ambiente de informalidade para que as pessoas sintam uma proximidade com o tema e apresentem suas dúvidas e questionamentos.

Serviço:

Dia 28 de Novembro
Sala Monstra | Maumau
Rua Nicarágua, 173 Espinheiro
Horário: 18h as 21h
Gratuito
Mais informações: 81 32217900

Esperamos por vocês!