Curso de Teatro Piancó

É com muita alegria que mais uma vez abrimos o Curso de Teatro Piancó, o despertar do artista.
Com um processo que dura 4 meses, o curso acontece na casa de xamanismo Centro da Terra e na galeria Maumau. Além de ter espetáculo de conclusão de curso no Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.

O curso tem uma proposta de imersão para criação artística na Casa de Xamanismo Centro da Terra, na região serrana de Aldeia, no inicio e final do curso.
Serão 2 retiros de 3 dias cada:
》uma residência artística de ABERTURA (7,8 E 9 de fevereiro)
》e uma segunda de FECHAMENTO (22, 23 E 24 de maio)

O curso segue ainda com 25 encontros pedagógicos-criativos na galeria Maumau, no charmoso bairro do Espinheiro, para montagem de espetáculo e criação de um conjunto de performances a serem apresentadas no Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.

As propostas serão desenvolvidas por cada participante – com a mediação pedagógica do ator e diretor de teatro, jornalista e educador Jr. Aguiar – durante todo o processo criativo. O curso possui abordagem progressista, com visão holística, valorizando o ensino com pesquisa. Apesar de iniciatório ao tema, apresenta uma visão global.

O nome do curso, remete ao idioma tupi-guarani, cuja palavra PIANCÓ, significa “pássaro que canta”. O curso tem como subtítulo, a expressão “o despertar do artista”, termo sugestivo para descrever o que os alunos/participantes irão vivenciar.

O objetivo principal é despertar o artista interior de cada pessoa, fazer da sua expressão um “canto” que possa ressoar integrando o EU (dimensão psicológica), a Pessoa (dimensão ética), o Cidadão (dimensão política) e o Sujeito (dimensão filosófica) de cada participante.

Na ementa, a arte e a educação aparecem como elementos norteadores; é avaliada a relevância de averiguar a estrutura e o processo dos aspectos fundamentais que constituem um projeto de pesquisa artístico; serão discutidos tópicos relevantes da História do teatro e de algumas teorias fundamentadas na cena moderna; o teatro será apresentado como palco vital para a nossa expressão criativa, nossa infinita comunicação com a existência, dialogando e buscando por um encontro com a sociedade, para, por fim, vislumbrarmos juntos, linhas e tendências para atingir um teatro contemporâneo que possa satisfazer os desejos e os desafios do nosso tempo.

O curso atende a quem busca novas experiências pedagógicas, iniciando ou aperfeiçoando sua formação profissional, dentro ou fora do teatro, acolhe bem a quem atua em outras áreas, quem pretende transformar uma ideia em performance/espetáculo e, indiretamente, quem necessita combater a timidez, a ansiedade e a procrastinação.

Sobre Jr. Aguiar:
Formado em Comunicado Social, com bacharelado em Jornalismo e especialização em Docência no Ensino Superior. Atua como ator, diretor e produtor de Teatro, consagrando 25 anos de carreira dedicados a pesquisar o Teatro ritualístico-cerimonial, o Teatro épico do alemão Bertold Brecht, o Teatro da crueldade do francês Antonin Artaud , o Teatro essencial da brasileira Denise Stoklos, com foco nos aspectos formativos e criativos da cena contemporânea e buscando reflexões e a elaboração de propostas que enriqueçam a arte e a cultura brasileira através do curso de Teatro Piancó – “o despertar do artista”.
Fundou há mais de dez anos o Coletivo Grão Comum e realizou espetáculos de grande repercussão de público e crítica na cena teatral pernambucana como “Jardim das Espécies”, “Urbano” e a “Trilogia Vermelha”, onde conquistou seis prêmios APACEPE. Participou de duas coproduções internacionais, vivenciando numa das experiências, uma residência artística de três meses como ator convidado em Portugal para a criação do espetáculo “O Desejado – rei D. Sebastiao”. Na televisão participou da superserie “Onde Nascem os Fortes” da Tv Globo.
Atualmente, trabalha como coordenador pedagógico na Casa de Xamanismo Centro da Terra.

Serviço:
Curso de Teatro Piancó, o despertar do artista

Duração: 4 meses
Datas de início (1 ª imersão artística): 7, 8 e 9 de fevereiro
Local: Casa de Xamanismo Centro da Terra, na região serrana de Aldeia.


Data das aulas regulares: toda segunda e quarta, a partir do dia 10 de fevereiro
Horário: 19h às 22h
Local: Galeria Maumau, Rua Nicarágua, 173, Espinheiro.


Datas de finalização (2ª imersão artística): 22, 23 e 24 de maio
Local: Casa de Xamanismo Centro da Terra, na região serrana de Aldeia.

Data de apresentação de espetáculo: em aberto
Local: Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda


Investimento: R$ 150,00 mensal
Informações e inscrições – 9.8595.5685
Número de vagas: 15