Nobuyuki Sugihara no Brasil

Selecionado no edital internacional “Residência Verde”, Nobuyuki Sugihara faz sua primeira exposição individual no Brasil
Desde 2009, a Maumau está instalada em uma casa construída em 1938 que, em seu quintal, contém árvores frutíferas, plantas ornamentais e uma pequena horta. Resistindo amorosamente à intensa especulação imobiliária e à crescente verticalização do bairro do Espinheiro, o espaço cultural se configura como um oásis encravado em um dos principais gargalos de trânsito existentes na cidade do Recife/PE/Brasil.
Ponto de convergência para a criação artística e espaço aberto para o debate engajado, a Maumau é destinada ao compartilhamento de ideias, saberes, experiências e afetos. Nela, convivem artistas que acreditam no fazer junt@s e , ao mesmo tempo, valorizam as singularidades, identidades e ambigüidades de cada um@.
As ações articuladas pelo/no espaço têm caráter orgânico e priorizam a desaceleração. Um tempo para a criação mais humano. Foi , portanto, dentro desta filosofia de viver e criar que o projeto do artista e performer japonês Noboyuki Sugihara foi selecionado, entre artistas de diversos países (como Argentina, Colômbia, Alemanha, Marrocos, Servia…). O Edital Residência Verde tem como foco o diálogo entre arte e natureza, entre o fazer artístico e relações possíveis com o ambiente em que vivemos.

Em “O Navio das Conchas- Mito Tecelagem”, Sugihara propõe conectar imageticamente o mundo através do mar, para o artista “Quando as pessoas enfrentam diretamente a natureza, o sentido primitivo retorna ao nosso sentimento. A arte nasce neste momento. ‘Natureza’ não é algo fora de nós(…)”
Viajando pelo mundo em diversas residências (Estados Unidos, Irlanda, Coreia, Índia, Irlanda, dentre outros), o artista articula a vivência cultural nesses lugares com obras elaboradas a partir de materiais naturais, na busca de um lugar onde homem e natureza se complementam.

A residência inicia em 21 de Maio e tem um período de 10 dias, já a exposição de Noboyuki Sugihara abre no dia 31 de Maio, as 19h.

O Edital Residência Verde faz parte do projeto Maumau Laboratório- Ano II, incentivado pelo FUNCULTURA 2016/17 é concebido e coordenado pelas artistas Irma Brown e Lia Letícia, com produção executiva de Daniela Azevedo.

Serviço:
Exposição O Navio das Conchas – Mito Tecelagem de Nabuyuki Suguhara
Abertura: D31 de Maio às 19 horas
Visitação: 01/06 à 30/06 (de quinta à sábado das 15h às 20h)

Sobre Nobuyuki Sugihara
http://sugiharanobuyuki.net/index_english.html
informações: galeriamaumau@gmail.com

 

incentivo:

apoio: