Oficina Colagem Poética

Coordenada pela artista visual Julia Aiz, a oficina tem como objetivo explorar técnicas da collage como dispositivo para desenvolver o olhar e o processo criativo dxs participantes. Dispondo de ferramentas práticas e teóricas, vamos pesquisar o potencial poético da colagem abordando o recorte intuitivo, avessos e vazios no papel, conceitos de forma, cor, composição, apropriação, desconstrução, ressignificação, poética e desvio. O encontro tem duração de aproximadamente 4h e apresenta diferentes proposições técnicas e conceituais, divididos em apresentação teórica, conversação, e criação. 

conteúdo
– Colagem: imagem e desconstrução
Apresentação do curso e um breve panorama da colagem contemporânea, movimentos artísticos e referências. Vamos pensar por que fazer colagem hoje e discutir temas como apropriação e ressignificação, e treinar o olhar para a pesquisa e curadoria de materiais.
Com a tesoura na mão, vamos estudar as ferramentas práticas e teóricas para o processo de colagem. Tesouras, bisturis, colas, fitas, linhas, sobreposições, o recorte gestual e como síntese de cor e forma, conceitos de composição e muita experimentação manual.

– Vazios e Avessos
Vamos pesquisar avessos, fragmentos, vazios, a descorporalização da figura, a silhueta e o imprevisto.

– Recortes de sí
Usando imagens e textos pessoais trazidos pelos participantes, vamos abordar a materialidade das afetividades e o desapego. Pensar a transformação e o processo de auto-conhecimento através da colagem, a criação de metáforas visuais e a experiência sensorial a partir da imagem.

-Texturas e Tridimensionalidade 
Reaproveitamento de materiais, elementos cotidianos, camadas, texturas e a colagem em outros meios e suportes.

experiências anteriores
essa oficina já aconteceu em diferentes formatos em espaços de cultura como Organi.co Atelier, COART-UERJ, Void Madureira, Casa Ipanema e A Pilastra (BSB).


Sobre Julia Aiz
é artista visual e designer gráfica, trabalhando principalmente com a colagem como método e processo. Na sua pesquisa explora o abstrato, o imprevisto, o vazio e o gesto do recorte. Desde 2017 ministra a oficina Colagem Poética, na qual compartilha técnicas e conceitos que desenvolve na sua prática artística.

A oficina acontece em dois encontros de 4h cada, divididos entre os módulos Imagem e Desconstrução & Vazios e Avessos (dia 1); e Recortes de Sí & Texturas e Tridimensionalidade (dia 2). São 15 vagas, sendo 10 pagantes e 5 bolsas de 100%. O investimento é de R$60, e cada duas inscrições pagas garante uma bolsa.

Serviço:
Oficina Colagem Poética
Dias 04 e 05 de Abril
Horário: 14h às 18h
Investimento: R$ 60,00
público: sem pré requisitos. máx 15 participantes.

Informações e inscrições: 
Julia Aizenman // juliaaiz@gmail.com // 21 97953-4437