Rumor convida Luigi Archetti com a performance NULL

NULL é uma performance/instalação do artista e compositor suíço Luigi Archetti (1955). Neste trabalho, o termo alemão Null (nulo) é utilizado como uma metáfora para descrever um estado de pausa e antecipação. Nela, Archetti esculpe cuidadosamente sons estáticos, drones e suas sobreposições e camadas. As superfícies sonoras se transformam em material acústico lento, que flui e se transforma gradualmente. É um planador; uma constante mutação das estruturas sonoras.

Todos os sons de Null são provenientes de e-guitarras (freqüentemente em scordatura), que são extensivamente desfamiliarizadas através da digitalização – e assim, redefinidas. A sedimentação acústica dos diversos sons e estruturas resulta em um tecido de sônico denso e filigrânico. Um convite para uma jornada hipnoticamente cativante através de eventos acústicos atemporais e mínimos.

Luigi Archetti (1955). Artista visual e músico, vive e trabalha em Zurique (Suíça). Sua produção gira em torno das interfaces entre arte e música, valendo-se de desenhos, pinturas, vídeo e som em suas performances e instalações, de modo a criar ambientes tensos e e sistemas de referência complexos. O vocabulário da música se manifesta no uso direto de objetos e conceitos relacionados ao som.

Criado em 2015, o RUMOR é uma série mensal de apresentações articulada no Recife/PE por Cássio Sales e Yuri Bruscky em circuitos semestrais. O ciclo surge como uma instância de fomento às práticas sonoras experimentais em Pernambuco e ao diálogo criativo entre a música e outras linguagens artísticas, de modo a instigar reflexões sobre experimentalismo, mediações tecnológicas, modos de escuta e agenciamentos/interfaces culturais.

Serviço:
NULL performance | instalação de Luigi Archetti
14|12
20h
entrada: R$ 5,00
Rua Nicarágua, 173