Captura de Tela 2015-10-25 às 10.50.13

Tecnomanias

TECNOMANIAS: USOS DIGITAIS PARA EQUIPAMENTOS ANALÓGICOS

‘O homem transforma os recursos em rejeitos mais rapidamente do que a natureza consegue transformar esses rejeitos em novos recursos.’ Serge Latouche (Prof. de Ciências Econômicas na Universidade de Paris)

SINOPSE

Em 4 encontros a oficina introduz possibilidades de produção de imagens com o uso de ferramentas analógicas e digitais.

A ciência e a tecnologia avançaram através de conhecimentos empíricos, ou seja, reafirmando ou questionando antigos conhecimentos, somando aos atuais, descobrindo coisas novas. No entanto, a história contemporânea viu nascer a prática da “obsolescência programada”, o descarte de tecnologias em prol das “novidades”, “atualizações”, “expansões”, “lançamentos”, e assim por diante… Afirmam alguns teóricos que só através de um “decrescimento” ou diminuição de produção de “coisas” é possível falar em progresso.

Por outro lado, no campo da arte é possível falar de uma estética do aproveitamento e valorização das tecnologias pretéritas ou atuais. Devido a grande liberdade de escolha de ferramentas de produção, hoje o artista pode optar por uma câmera digital de alta resolução, uma filmadora de celular ou eleger a velha câmera analógica de filme para desenvolver sua poética. Com a popularização dos meios de produção e alternativas de exibição o número de imagens produzidas atualmente é incalculável. O artista é desafiado a produzir dentro desse mundo super saturado de imagens.

Deste encontro com os suportes, a oficina propõe estimular o trabalho manual com ferramentas analógicas e digitais, afim de levar o participante a vivenciar uma relação totalmente artesanal e experimental com a formação da imagem.

PROGRAMA
12h/aula

Aula 01
3h
Apresentação da oficina, conteúdo, objetivos.
Conversa sobre a relação arte e tecnologia: exibição de material ilustrativo, vídeos e imagens.
Apresentação e manipulação de equipamentos(digitais e analógicos) e experimentações estéticas possíveis(texturas, formatos, etc).
Câmera Super8/ Câmeras de aparelhos portáteis/Câmeras webcam/Câmeras Fotográficas Analógicas/Câmera Cyber Shot/ Projetor de Slides/Projetor Digital/Projetor 16mm
Mídias:
Negativos/Diapositivos/Películas

Aula 02
3h
Exercícios práticos.
Escolha de tema, técnica, ferramentas e formatos para trabalhos individuais ou coletivos:
– filmagem com câmeras analógicas COM as câmeras digitais
– intervenção manual em películas vencidas/filmadas
– criação de slides artesanais

Aula 03
3h
Desenvolvimento e acompanhamento dos projetos

Aula 04
3h
Finalização dos projetos, exibição e conversa sobre processo e resultados.
To be continued…

SERVIÇO

Dias 17, 19, 24 e 26 de novembro|15
Das 9h as 12h e/ou Turma alternativa das 19h as 22h
Na Sala Monstra – Maumau
A partir de 16 anos
Sem pré-requisitos
Turmas de 10 alunos
Investimento R$ 200,00
Inscrições até 10 novembro com 50% antecipado
Inscrições antecipadas: galeriamaumau@gmail.com