Deserto2 Frame

Cinecão- Arte é Contato

Sobre a recomendação da Comissão de Inquerito da UFPE pela expulsão de alunos: “A Comissão responsável por elaborar um parecer entendeu pela expulsão desses alunos e alunas – sem quaisquer provas ou documentos, sem individualização das acusações – meramente por associá-los às ocupações e danos ao patrimônio público. Essa política, portanto, se alinha à política do judiciário brasileiro como um todo, que atua ativamente na criminalização dos movimentos sociais, sindicais, estudantis e lideranças populares; que condena sem provas, baseando entendimentos meramente em convicções, e que defende a expulsão de estudantes engajados politicamente”. Trecho de Carta Aberta do Ocupe UFPE.

AAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!

O Cinecão deste mês traz para uma conversa e troca de experências ex-alunos da escola Martins Júnior, um dos mais significativos Ocupe aqui em Recife. No período do OCUPE Martins Júnior foram realizadas palestras, cine debates, aulas públicas, atividades culturais e multirões de limpeza e revitalização do espaço escolar. Além da conversa, serão exibidas fotografias de um dia-a-dia de resistêcia e de um vigoroso levante jovem contra forças que vêm avançando em todas as esferas de nosso cotidiano. Não esqueçamos! Arte é Contato!

Dialogando, apoiando, revigorando e refletindo experiências como as citadas acima, Mariana Lacerda e Pedro Marques trazem a videoinstalacão DESERTO. “Dentre as insurgências recentes da história política brasileira, uma das mais inesperadas e potentes foi aquela promovida por estudantes secundaristas em várias cidades do país. Experiência coletiva que atava micro e macropolíticas de maneira original e punha em cheque formas de controle e práticas de ensino, propondo a todos repensar o espaço da escola como território de emancipação.” DESERTO apresenta imagens dos ambientes ocupados da Escola Fernão Dias, em São Paulo, na madrugada do dia 20 de dezembro de 2015, pouco antes do término da mobilização estudantil. Arte é Contato.

Desde 2015 Gentil Porto Filho e Oriana Duarte se propõem uma correspondência diária por meio de vídeos realizados com celulares. Sem data para conclusão nem qualquer resultado específico em vista, totalizaram 78 videos-carta. A proposta do vídeo CORRESPONDÊNCIA teve como único norteador uma certa coerência entre o que foi recebido e o respondido. O trabalho tem como perspectiva principal essa interlocução e escuta. Sinaliza essa saída em comum nas ações deste Cinecão: Arte é Contato.

O ambiente sonoro fica por conta de Thelmo Cristovam.

Não esqueçamos do nosso apoiador oficial do Cinecão, o Bar #PrimeiramenteForaTemer, sempre com bebidas geladas e quitutes caseiros.

Amigxs, último recado: CONFABULEMOS!cinecao 04_web