cinecadela-cartaz1

Cinecão: Isabelle Gusmão + Iroshi Xanai

“O homem antigamente falava com a cobra, o jabuti e o leão…porém durou pouquíssimo tempo essa incrível curtição, pois o homem que é o rei do planeta logo fez sua careta e começou a sua civilização….

Há bastante tempo artistas se debruçam solitariamente ou em bandos a pensar formas de resgate de nossa natureza selvagem e ancestralidade. Desde rituais performáticos envolvendo corpo e mente até interações informáticas entre corpo e máquina. Não `a toa o Cinecão é uma franca homenagem as faces mundanas, selvagens e obscuras da arte.

Neste mês o destaque são filmes, performances, animais, artistas e público em vivências que discutem memória urbana e ritual. Duas bruxas e artistas propõem pensar essas relações entre homem e animal, entre homem e ancestralidade através de rituais artísticos distintos, mas paralelos.

Iroshi Xanai em sua performance de longa duração, Cinecadela, experimenta um relacionamento trans-espécie, fazendo sincera homenagem à Madonna-das cachorras.
Até que ponto nossa convivência artificial e domesticada com os animais não nos torna, contraditoriamente, não civilizados? Porque ignorar nossa natureza selvagem? Uive.

A performer Isabelle Gusmão irá apresentar um trabalho inédito em Recife, inspirada no sertão nordestino, especificamente na sabedoria dos Pretos-Velhos. E é a partir deste elemento de inspiração que o ato desta performance ganha força em oposição direta a manipulação da democracia e da identidade cidadã, o estado de direito, bem como a força de sua cultura e identidade – um RITUAL POLÍTICO – TE CUIDA, Mr. ForaTemer!

Uma instalação especial no quintal, A GAIOLA, traz alguns trabalhos seminais em videoarte de artistas que pensaram tudo isso também: Hermann Nitsch + Paulo Paes + Joseph Beuys + Rodrigo Braga + Pierre Huygue + Incertezas vivas ou não.

Ainda nesta edição, Thelmo Cristovam firmou parceria com a plataforma que opera em prol da consciência ambiental através da música, a Oaken Palace Records.(https://www.oakenpalace.com/). Ouvidos atentos aos sussurros da natureza! AAAAUUUUUUUUUUU!

Então o jeito é tomar esse foguete, ir pra Maumau, comer e beber desse banquete para obter a paz, aquela paz… que a gente tinha quando falava com os animais.

PS.: O Cinecão vem se firmando com todas essas parcerias de artistas e, se você puder, colabore no Porquinho do Bar com 5 ou 10 contos. A rede independente de guerrilha artística agradece!

SERVIÇO:
cinecao07_16O quê: Cinecão
Quando: 29 de setembro de 2016, a partir das 20h
Onde: Maumau, Rua do Espinheiro, 173
GRATUITO

Ficha Técnica:
Artistas Convidadas: Isabelle Gusmão e Iroshi Xanai/performance; Thelmo Cristovam/Seleção Sonora
Coordenação e curadoria: Lia Letícia
Design: Daniela Brilhante
Montagem: OCOECOA(André Vieira, Manuela Dias de Melo, Maximiliano Roger)
Registro Fotográfico: Tatiana Coelho da Paz(OCOECOA)
Técnico de som: Mozart Gomes
Consultoria Canina: Katiussia Figuerôa
Maumau: Irma Brown, Lia Letícia e Zzui Ferreira