cortex

CÓRTEX_ Encontro de Artistas Gestores

Artistas Gestores!

O momento pede ações. A articulação de espaços independentes se faz cada vez mais urgente. Nesta quarta estaremos recebendo Maíra Endo, com o projeto Córtex.  Uma conversa séria (mas descontraída) em nosso quintal.
A  revolução pode ser uma delícia!
E pra deixar tudo ainda mais gostoso, convidamos a Grão de Vida, de Janaína Benevides. A Grão de Vida oferece uma saborosa degustação durante à tarde e jantar à noite.
Vamo Nessa!

Pra quem tem facebook, confirme aqui sua participação!
https://www.facebook.com/events/1225044404205591/
sobre a Grão de Vida
https://www.facebook.com/graodevidab/?fref=ts

Segue convite:

Por Maíra Endo
Quero convidá-lo para colaborar na construção da CÓRTEX – base de dados dos meios independentes para a arte contemporânea*, projeto contemplado pelo Programa Rede Nacional da Funarte em 2015. O objetivo é produzir e difundir dados – ligados à estratégias e modelos de gestão, movimentação de recursos financeiros e humanos, público visitante e profissionais envolvidos – que permitam a avaliação da relevância desses espaços/iniciativas, inclusive do ponto de vista econômico, dentro do campo das artes visuais, bem como do setor cultural.

CÓRTEX tem como objetivos fortalecer a cena independente, na medida em que possibilita o entendimento das iniciativas/espaços a partir do escopo da base de dados; gerar um ambiente transparente onde dados e informações são compartilhadas; ser uma ferramenta para a ampliação da representatividade e um argumento em favor das políticas públicas específicas para este segmento.

A base de dado CÓRTEX será construída sobre uma plataforma virtual: um aplicativo gratuito através do qual os artistas gestores inserirão dados por meio do preenchimento de 4 tipos de formulários diferentes. Uma “área pública” também será parte do aplicativo, onde serão apresentados os resultados a partir da análise dos dados obtidos pelos formulários.

Em setembro e início de outubro de 2016, serão realizados encontros presenciais de artistas gestores em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Piracicaba com a finalidade de compartilhar e compilar estratégias e modelos de gestão e discutir a composição dos formulários que são o esqueleto da base de dados CÓRTEX. Da compilação de estratégias e modelos de gestão, serão extraídos estudos de caso que constituirão uma pequena publicação, em versão impressa (tiragem: 1000) e virtual (na “área pública” do aplicativo). Ela será distribuída nos espaços que recebem os encontros e em outros espaços que solicitem uma remessa. Espera-se que esta publicação possa, de alguma forma, revelar possibilidades e orientar o artista que opte por encabeçar uma iniciativa ou espaço de arte independente.

Sua presença é (de verdade!) fundamental nesse encontro. Os artistas gestores estão convidados a trazerem seus pensamentos em torno da gestão de seus espaços/iniciativas ou apresentar seus modelos de gestão brevemente (sem obrigatoriedade). Os formulários também serão colocados em debate a partir de uma proposta realizada por mim em colaboração com Jurandy Valença, também mediador e articulador dos encontros (com exceção de Recife e Porto Alegre).

Por favor, peço que confirme sua presença no encontro aqui pelo evento no Face ou respondendo ao e-mail enviado.

Qualquer dúvida entre em contato!
macostaendo@gmail.com

Um abraço,

Maíra Endo

*Meios independentes para a arte contemporânea são aqui entendidos como as iniciativas/espaços de arte, com ou sem sede, que desenvolvem atividades ligadas à criação, pesquisa, produção, formação, articulação e difusão da produção artística contemporânea. A GESTÃO destas iniciativas/espaços não deve estar ligada à empresas privadas ou a instituições e órgãos públicos. Por produção artística contemporânea, entende-se a produção de hoje que envolve as artes visuais – frequentemente tem a raiz nas artes visuais – mas que não enxerga barreiras entre as diversas linguagens da arte, ou seja, é transdisciplinar, experimental, conectada e comprometida com outros âmbitos da vida.

AGENDA DE ENCONTROS

PORTO ALEGRE – Galeria Península – Rua dos Andradas, 351, Centro Histórico – 04.09 (domingo) – das 14h às 19h

PIRACICABA – Estúdio Aragem – Rua Antonio Correa Barbosa, 852, Centro – 10.09 (sábado) – das 14h às 19h

RIO DE JANEIRO – Saracvra – Rua Sacadura Cabral, 219, Saúde – 17.09 (sábado) – das 10h às 13h e das 15h às 18h

SÃO PAULO – Ateliê 397 – Rua Wizard, 397, Vila Madalena – 24.09 (sábado) – das 14h às 19h

BELO HORIZONTE – Casa Camelo – Rua Ulhoa Cintra, 90, Funcionários – 28.09 (quarta-feira) – das 14h às 19h

RECIFE – maumau – Rua Nicarágua, 173, Espinheiro – 05.10 (quarta-feira) – das 14h às 19h