450xN

Maumau

A maumau nasceu em 2009, numa parceria entre Fernando Peres e Irma Brown, com o intuito de dar continuidade às ações iniciadas pela Menor Casa de Olinda, abrigando atividades e diálogos que estimulem a produção local e o intercâmbio entre artistas.

Em 2012, Fernando Peres sai da casa para abrir o Lesbian Bar. Irma Brown continua a residir no local, sendo agora a maior parte do espaço destinado para atividades relacionadas a maumau.

Antes de mais nada, a Maumau é um espaço de resistência. Localizada em Recife – PE, no Espinheiro, bairro central da cidade, a casa é uma das poucas que ainda permanece com suas características iniciais (foi construída no ano de 1938). Cercada de árvores, ela abriga ateliês, residência, galeria, espaço para atividades corporais e outras ações artísticas. Reúne artistas e coletivos que desejam experimentar e produzir arte. Tudo que der vontade e a ir|realidade permita!

Respeitando cadências e ciclos de projetos e idéias, a nossa programação é criada pelos próprios artistas e produtores que ocupam a casa. São bazares, oficinas, mostras de filmes e vídeos, lançamento de livros, saraus, performances, exposições, etc. Tudo acontece dependendo do estágio em que estamos. De dispersão ou produção..De chutar o pau da barraca ou atirar estrelas. Constelações. Trabalhos paralelos. Trabalhos pessoais e coletivos. Entre jogos de tarot e gravuras e redes no quintal.. Trabalho constante e projetos sem fim!

Hoje a  Maumau é composta pela Gráfica Lenta, atelie de gravura, Sala Muestra, voltada para atividades corporais e terapias alternativas. Tem galeria, que funciona como um espaço multiuso, a depender das necessidades de cada ação. Tem espaço para residência artística e claro, um escritório muito bem frequentado, onde funciona o qg das gatas selvagens que ‘concebem’ e articulam as ações da casa.

 

 

Sala Muestra:
Coordenada por Natalia Brown, a Sala Muestra foi planejada para complementar as atividades da Maumau. Foi criada a partir da necessidade de um espaço de cuidado, dedicado exclusivamente às atividades corporais. Teatro, Dança, Performance, Yoga, capoeira, percussão, arteterapia, etc. Um espaço que possibilite a experimentação e criação artística incentivando o diálogo entre as diversas linguagens.

A Sala Muestra vem para  suprir a demanda de profissionais desta área que necessitem um espaço alternativo para suas aulas. Surge também para abarcar outras iniciativas independentes e projetos artísticos que desejem um espaço amplo para ensaios e apresentações. Já frequentado por artistas plásticos, músicos e produtores, a maumau oferece agora mais um ambiente agradável, entre jardim e varandas cobertas por frondosas mangueiras, e amplia a troca entre artistas e público interessado.

Gráfica Lenta: A Prensa é Inimiga da Perfeição. Gráfica Lenta é um grupo aberto de artistas que surgiu por iniciativa do artista plástico Maurício Castro. Além de produzir lindas gravuras, a Gráfica Lenta tem um posicionamento político e social, que presa por uma desaceleração. Um respeito ao nosso tempo. Mais lento. Mais humano. Ainda assim, a Gráfica Lenta produz de forma intensa e contínua.

 

850xNgravuras de Maurício Castro

 

planta baixa galeria

planta galeria