mauricio grafica lenta

Gráfica Lenta

“A prensa é inimiga da perfeição”

Esse é o lema da Gráfica Lenta, que surgiu por iniciativa do artista Maurício Castro, em abril de 2014. A Gráfica Lenta além de produzir gravuras, tem um posicionamento político e social, que presa por uma desaceleração. Um respeito ao nosso tempo. Um tempo de criação mais lento. Mais humano.

A idéia, o desenho. O corte do linóleo. A escolha das cores. Mãos sujas tinta e atenção: Cuidado com o papel! É preciso posicioná-lo bem na prensa. Lá vai a gravura ganhando vida. São transformações graduais de uma única arte em muitas, cada qual com sua combinações de cores e impressões.

Entre árvores, gatos e goivas, tintas, papéis e prensa: um mundo colorido! Este é o ambiente de trabalho da Gráfica Lenta. Muitos artistas ocupam o quintal da Maumau, nosso espaço de convergência artística, numa intensa produção de gravuras.

Um encontro entre artistas, com traços e experiências diversas, acontece semanalmente.  O que acaba por gerar uma troca de conhecimento e técnica de forma natural e fluida.

Estes encontros são abertos ao público, e tem por intuito estimular a produção de gravuras. Aqui não há formato certo. Às vezes, o erro é bem vindo! Tudo é naturalmente “deformado”. Tudo é mutável.

Por ter um caráter expansivo, a Gráfica Lenta foi agregando mais e mais artistas! Uns passam, outros ficam e assim vamos procriando.

A prole só aumenta! Prevalece o bom senso e a harmonia criada nós, artistas.