Improvisar-se Dançando

Por Marcela Felipe
Nós do ¿E AÍ? COLETIVO ARTÍSTICO, gostaríamos de convidar artistas interessados em Improvisação para participar da residência IMPROVISAR-SE DANÇANDO: COMPARTILHANDO MODOS DE SER DO AGORA, dando continuidade ao nosso projeto de pesquisa que iniciamos em março de 2017 dentro do “Programa Espaço de Criação” do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo (Prefeitura da Cidade do Recife) no período de 14 de março a 26 de junho de 2017.
Este ano iremos ocupar a Sala Monstra da MAUMAU, um espaço para convergência e experimentação artística que funciona de forma cooperativa e independente, com foco em artes visuais, porém abrigando também outras linguagens.
O convite se estende a dançarinxs, atorxs, performers, musicxs e demais artistas com experiência de corpo e improvisação.
Nosso projeto consiste em reunir artistas interessados em investigar a prática da improvisação como mote para a criação de fazeres artístico-políticos em dança/performance e com isto fomentar a articulação de suas práticas e conhecimentos através de uma pesquisa de cunho teórico-prático. Este ajuntamento tem ainda a finalidade de compartilhar saberes com linguagens que tenham o corpo como protagonista, sendo assim também, potencial para diálogos com outras práticas artísticas (ex.: música, vídeo, literatura, teatro, performance), tendo em vista compreender as contribuições da prática da improvisação para a formação do artista na contemporaneidade.
Neste projeto queremos pensar a relação entre corpo e movimento improvisado abarcando quatro contextos específicos: improvisação como procedimento para o desenvolvimento técnico/poético do bailarino/performer; improvisação como procedimento pedagógico de preparação corporal; improvisação como procedimento para a composição em tempo real e improvisação como linguagem performativa/cênica.
Essa residência terá 1 mês de duração e está dividida em 5 semanas, nas quais serão abordados temas específicos na sua relação com a improvisação, sendo eles:
Semana I: Dança, meditação e testemunho interno – com Juan Saucedo.
Semana II: Sonho, imaginação e dramaturgia – com Liana Gesteira.
Semana III: O que é que te detona? O que te dispara? Habitar o espaço de outra maneira vai determinar em que este espaço irá se transformar– com Marcela Felipe.
Semana IV: Improvisando ambientes sonoros – com Carolina Lobo.
Semana V: Práticas compartilhadas – Jogos de improvisação.
Nossos encontros acontecerão todas as terças, quartas e quintas feiras de Outubro das 09h às 12:30h.

Nos dias 11, 25 (sextas-feiras) e na última semana de Outubro serão realizadas práticas compartilhadas na MAUMAU abertas ao público. Iniciando sempre as 18h com um bate papo sobre os conteúdos teórico-práticos das semanas, relatos de experiência, seguida de um jogo de improviso aberto.
Os interessados devem enviar uma carta de intenção para o e-mail improvisando2017@gmail.com até o dia 25 de setembro. O resultado da seleção será publicado aqui na página do evento no dia 28 de setembro e os selecionados começarão a improvisar conosco a partir do dia 01 de outubro.
Solicitamos carinhosa e enfaticamente que aquelxs que se interessarem por nosso projeto e enviem seu material (carta de intenção) guardem em mente que durante o período do projeto terão a possibilidade de práticas de improvisação em dança com profissionais competentes e comprometidos.

Por esta razão pedimos que aquelxs que se interessem em participar, reflitam se poderão participar de todo o processo até o seu final, guardando pontualidade e assiduidade nos nossos encontros, bem como na leitura dos textos de referência da pesquisa e participação nas discussões.
Os encontros serão na Sala Monstra da MAUMAU, localizada no bairro do Espinheiro, rua Nicarágua 173, Recife.

Serviço:
IMPROVISAR-SE DANÇANDO: COMPARTILHANDO MODOS DE SER DO AGORA
Datas: Todas as Ter|Qua |Qui de Outubro
Nos dias 11, 25 (sextas-feiras) e na última semana de Outubro serão realizadas práticas compartilhadas na MAUMAU abertas ao público. Iniciando sempre as 18h
Horário: 09h às 12h30


Inscrições: improvisando2017@gmail.com até 25 de setembro