“Inconsistência, Acaso e Erro”

Inconsistência, Acaso e Erro”

A terceira edição do projeto, que acontece na próxima quinta-feira (5/9), soma artes visuais e sonora com improviso e intervenção do público

Na próxima quinta-feira (5/9), o projeto “Inconsistência, Acaso e Erro” ocupa a galeria Maumau com experimentações em diversas linguagens artísticas. O coletivo, composto pelos multiartistas Hassan Santos, João Lin, Greg Vieira e Diogo Andrade, este ano, realiza sua terceira mostra, combinando música, artes visuais e performance, tendo como norte o improviso e a intervenção do público.

Na Sala Monstra da Maumau, guitarras, contrabaixo, flauta transversal e voz – nesta edição a artista Irma Brown é convidada para declamar alguns textos – se somam a sintetizadores no jogo do improviso. Como sugere o título, o acaso e o erro são constituintes da experiência, que investiga formas diversas e técnicas não hegemônicas de fazer música.

Na jam session, a relação entre palco/espectador é diluída e todxs são convidadxs para participar. “O caráter interativo da performance é a base da experiência”, explica João Lin, um dos idealizadores da ação. “Provocamos e incluímos o público na construção da música em tempo real”, completa.

As ilustrações e intervenções dos integrantes do projeto que estarão expostas também são obras abertas: “performances gráfico-sonoras”, como escolheram chamar. Uma delas, consiste em interferir nas notas de dinheiro que recebem como pagamento pelas ilustrações, transformando-as também em arte. O experimento artístico em dinheiro, assim como o restante do projeto, começou em 2017, no Pátio Criativo, tendo sua segunda edição no Iraque Clube. Os registros podem ser conferidos no site inconsistencia.hotglue.me

Desta vez, o projeto também conta com projeções do VJ Gabriel Furtado, animadas a partir de desenhos de Greg Vieira, Hassan Santos e João Lin. Com sensibilidade ao som, as imagens são movidas ao acaso e se modificam e distorcem ao sabor do que é tocado. A programação começa às 20h e a entrada é gratuita.

Servico
Inconsistência, Acaso e Erro
Dia 5 de setembro (quinta-feira), 22h
Galeria MauMau (Rua Nicarágua, 173. Espinheiro)
Entrada grátis


inconsistencia.hotglue.me/
Release/ Foto: Chico Ludermir