Mamas e desmamas

A Mamas , localizada dentro da Maumau, é um ambiente gerido por mulheres que oferece serviço de bar e cozinha, com cerveja artesanal, chás, drinks e comidinhas caseiras.
Voltada para um público diverso, porém com foco no feminino, tem ações que promovam a troca de conhecimento e o empoderamento das mulheres. Convidamos assim, mães e interessadas para participarem da roda de conversa: maternidade e desmame.

Por Natália Brown
Muito se fala da amamentação, da importância para a mãe e o bebê e dos inúmeros benefícios deste ato. Mas vemos pouco sobre a dificuldade que envolve todo esse processo, entre eles, o desmame. Claro que cada caso é um caso. Cada bebê é único, assim como nós.
É lindo poder amamentar… Mas longe dessa visão romântica, é comum o desgaste, a irritação, o cansaço… a solidão.
Pensando nisso, convidamos Amandine Goisbault, que ao lado de Bruna Pedrosa, construiram o Mapa Afetivo da Maternidade .  Vamos conversar sobre temas levantados no mapa e focar no processo de desmame. Compartilhar experiências e conhecimentos numa Roda de conversa: maternidade e desmame, aberta para quem quiser chegar!

Neste mesmo dia a Maumau também abre a Exposição de Regina Carvalho “Inventário de Sementes”, às 16h30 e a Mamas estará aberta com serviço de bar.

Sobre o Mapa afetivo da maternidade, 2019
bordado e pintura sobre tecido, 1,60m x 2,40m

detalhe do mapa afetivo da maternidade, de Amandine Goisbault e Bruna Pedrosa

O que acontece a uma mulher entre se descobrir grávida até criar esse filho? Gerar, gestar, parir e criar. Quatro etapas distintas envolvendo os mais diversos sentimentos e grandes e definitivas mudanças na vida dessas mulheres.
Nessa obra, construimos uma cartografia de nossas vivências como mães, com o intuito de suscitar reflexões e debates sobre a maternidade real, ainda tão romantizada e tão dura com as mães no mundo machista em que vivemos.

Sobre Natália Brown
É Professora de Teatro, formada em Licenciatura artística pela UFPE e Dramaterapeuta pela Universidad de Chile. Trabalha com arte-educação há mais de 10 anos. Está vivendo atualmente na Irlanda, um intenso mergulho na maternagem com seu segundo filho. É mãe de Luísa de 17 anos e Benjamin de 1 ano.

Sobre Amandine Goisbault
atua como diretora, montadora e produtora de documentários sobre temas que a tocam e que acha importantes. Mãe de 2 filhos e profundamente transformada por esta experiência, se sente cada vez mais feminista. Criou e coordenou o projeto FERA (Feminismo e Equidade para Reinventar o Audiovisual) de encontro e formação audiovisual para mulheres. Recentemente começou a flertar com as artes visuais, participou da residência artística Confluências, ali surgiu o desejo inexplicável de bordar e está adorando esta forma de expressão e prática artística. Formada em ciências políticas e gestão cultural na universidade Sciences-Po (FRA), Amandine é francesa mas é radicada em Pernambuco há mais de 10 anos.


Serviço:
Roda de conversa: Maternidade e o processo de desmame.
Sábado, dia 21 de setembro às 16h
Maumau |Mamas
Rua Nicarágua, 173, Espinheiro
Informações: 81 986617559
@mamas.bar.lar
@maumaugaleria