Os Sentidos e a Máscara

Por Sebastião Simão Filho
(A máscara como ferramenta de aprendizado para o ator)

As máscaras são pura emoção. Mesmo imobilizadas no fundo de um baú ou simplesmente adornando uma parede, elas mobilizam energias e falam. Suaves ou agressivas, elas comunicam estados emotivos, muitas vezes dúbios, mas sempre apaixonantes. Grudadas ao rosto de uma pessoa hábil, adquirem status de portal transcendental. As máscaras são almas à procura de um corpo.

Proposta e Conteúdo:
· – Proporcionar ao participante um mergulho inicial teórico e prático no universo da máscara Dell Arte;
· – Mergulho na ancestralidade da máscara, com foco em tipos específicos da Commedia Dell Arte;
· – Estudos psicofísicos (energia e atitude) para uma disponibilidade corporal de recepção e calçar cênico da máscara;
· – A máscara como ferramenta de aprendizado para o ator e matriz da emoção, do gesto, da ação e da atuação cênica.


Sobre Sebastião Simão Filho
– Autor, ator e diretor de teatro, bonequeiro e mascareiro, com trabalho voltado à pesquisa da Antropologia Teatral, tendo participado, na Europa, da XI ISTA – Escola Internacional de Antropologia Teatral e Seminário de Antropologia Teatral, ambos coordenados por Eugenio Barba. Também participou de duas sessões dA Arte Secreta do Ator, em Brasília, ministrada por Eugenio Barba e Julia Varley além de outros cursos oferecidos por Iben Rasmushen (Odin Teatret), integrantes do LUME e outros artistas no Rio de Janeiro, Campina Grande e outras cidades.

– Trabalhou por 04 (quatro) anos no SESC–Petrolina/PE, onde ministrou cursos, dirigiu espetáculos, coordenou conjuntos teatrais de jovens e de terceira idade.

– Dirigiu mais de vinte 20 (vinte) espetáculos de atores com textos de autores nacionais e estrangeiros (Plínio Marcos, Menott Dell Picchia, Fernando Arrabal, Boris Vian, Bertolt Brecht, Oscar Wilde, Osman Lins, Maria Clara Machado).

– Por mais de 20 anos vem desenvolvendo trabalhos com bonecos e máscaras, quer ministrando oficinas, criando espetáculos de bonecos ou mesclando atores e bonecos como nos espetáculos: Fabulário, Perna de Pinto Perna de Pato, O Boi e o Burro no Caminho de Belém, Causos (uma incursão no teatro de animação popular) A Revolta das Chupetas, Valentim e o Boizinho de São João, Mistério das Figuras de Barro.

– Criou bonecos e máscaras para outros espetáculos e grupos de teatro (Os Sete Gatinhos/João Teimoso, A Lenda do Santo Fujão/Cia Feira de Caruaru, As Roupas do Rei/Galpão das Artes, O Circo Rataplan), de música (Cordel do Fogo Encantado) e comerciais de tv.

– Fundou a Cia Máscaras de Teatro.

SERVIÇO:
Os Sentidos e a Máscara
Dias: 05, 12, 19 e 26 | Sábados
Horário: das 14:30 às 17:30h
Mês: Outubro/2019,
Carga horária: 12 horas.
Maumau | Rua Nicarágua, 173 – Espinheiro/Recife-PE
Facilitador: Sebastião Simão Filho
Informações:
Irma Brown (81) 98661-7559 zap
@maumaugaleria
ciamascaras@yahoo.com.br
Investimento: R$ 150,00