Quintal Sabiá

devido a pandemia, o projeto foi suspenso com previsão de retorno para 2022
Projeto Artístico-pedagógico Quintal Sabiá

 
O projeto ‘Quintal Sabiá’ é um contraturno voltado para crianças de 04 a 10 anos, localizado no bairro do Espinheiro, no Recife.  A Maumau desde o inicio, em 2009, tem propostas voltadas para crianças, como o projeto Tardes de Quintal, uma colônia de férias com oficinas de arte.
Há alguns anos acontece também, regularmente toda sexta, o Tangolomango, curso de teatro, com a are-educadora Gabi Cabral. Assim, esse quintal repleto de experiências, sentidos e fruição artística está chegando para ampliar as possibilidades de interações e conhecimentos na infância.
O Quintal Sabiá traz uma proposta de contraturno de segunda a sexta e tem como principal objetivo resgatar uma ‘infância de quintal’ aliada à intenção de promover a expressão e aprendizado através das mais diversas linguagens artísticas.
Num ambiente que estimula a liberdade, sem abrir mão do cuidado, o público infantil será contemplado com um espaço integrado à natureza, repleto de artes como: imagens, pinturas, contação de histórias, dança, teatro e musicalidade.
“A cada dia da semana desenvolveremos um eixo artístico com base no conviver, brincar e explorar de forma colaborativa, dando voz à criança e ao seu pensamento singular. Contamos com uma equipe de arte-educadorxs e pesquisadorxs interessadxs em desenvolver uma pedagogia baseada na essência infantil, desenvolvendo campos de aprendizagem com base no corpo, pensamento e imaginação”, explica Irma Brown, gestora da Maumau e coordenadora do projeto.

"Eles passarão, eu passarinho" Mário Quintana
Pensamos em contemplar o nome do espaço, que se refere à um passarinho que vive livre e está muito presente nos centros urbanos. Este tema foi pensado como mote a partir dos eixos relatados pelos educadores:

•    Livre brincar
•    Natureza / Quintal
•    Sustentabilidade
•    Corpo: expressão e movimento
•    Grafismo e dança
•    Jogos teatrais
•    Explorações sensoriais
•    Musicalidades

Áreas:
•    Artes Visuais
•    Teatro
•    Sustentabilidade /Natureza
•    Expressão e movimento
•    Circo
•    Musica


SOBRE A EQUIPE
Bia Lima
Educadora graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFPE, realiza
pesquisas acerca do brincar e da relação da arte na infância em espaços urbanos e
naturais. Atua como arte educadora em espaços formais e não formais e desde 2011 iniciou
sua trajetória por escolas, museus e espaços expositivos como o Museu de Arte Moderna
Aloísio Magalhães (MAMAM), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Casa das Asas,
Escola Mater Christi, Escola Encontro, Colégio Equipe, Projeto Brinqueducar (Prefeitura do
Recife) entre outros. Em 2019 fundou o projeto VARAL junto com Camila Storck no qual tem
como pilar o respeito à potência dos processos artísticos de cada ser e na valorização da
infância plena.

Gabi Cabral
Licenciada em Educação Artística Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) especialização em Arteterapia (2007/2009).
Mais de quinze anos de atuação na área teatral na cidade, onde vivenciou diversas produções culturais como atriz, performer e encenadora.
Formadora de professores na Educação Infantil/ Ensino Fundamental e EJA, na área de teatro educação, pela Prefeitura do Recife/Governo do Estado/PE.
Professora de Escolinha de Teatro em escolas particulares da RMR.
Professora de expressão corporal e teatro em ONGS.
Atriz performer
Arte terapeuta formada pela instituição POMAR/RJ, experiência com jovens do grupo social ÁRIA e Galeria Peligro.

Gabriela Holanda
É dançarina, performer, atriz, figurinista e arte-educadora. Mestre (UFBA, 2019) e licenciada (UFPE, 2014) em Artes Cênicas, tem fluido pela improvisação cênica, composição em dança contemporânea, performance, educação somática e ecologia. Arte-educadora desde 2014, é professora de teatro, dança e expressão corporal, em escolas regular e ONGs, ensinando para diversos públicos, em especial, crianças de 4 a 12 anos e com foco em saúde mental. É professora na Escola Encontro e Adepe e foi arte-educadora no Ethos e Colégio Motivo. Gabriela é criadora do projeto Sopro d’Água, o qual entrelaça dança, performance, fotografia e ecologia, assim como diversos modos de compor em dança, num mesmo processo criativo. Foi integrante do Grupo Totem (2011-17) e do Improvisatório PE-PB (2014-15). Desde 2012 é figurinista em criações de dança, teatro e cinema.

Juan Eduardo Saucedo Autodidata e pesquisador da dança há mais de uma década. Está em processo de formação em Movimento autêntico. É malabarista e terapeuta holístico energético. Já frequentou diversos cursos e oficinas de circo, teatro e dança. Atua em grupos de dança e performance. É artesão de brinquedos populares e pai de três crianças.
Irma Brown
Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFPE, é artista de trânsito livre. Seu trabalho se funde em diversas linguagens, como performance, vídeo, fotografia e poesia. Trabalha também com serigrafia e gravura. Não por coincidência, é gestora e fundadora da Galeria Maumau, onde mora e coordena atividades de artes e educação desde 2009.

Olívia Melo Arte educadora, facilita vivências de expressão artística. Licenciada em Artes Plásticas pela UFPE, fez formação em Pedagogia Waldorf e é pós graduanda em Arteterapia em Saúde e Educação. Tem experiência como professora de arte em escolas particulares do Recife (Colégio Contato, Escola Mater Christ, Jardim Alecrim, Escola Encontro e Colégio Ethos) e escolas públicas municipais de Olinda, hospital e oficinas livres, atuando com diversos públicos: crianças, adolescentes, idosos e saúde mental. Além disso, é encantada pelo olhar explorador da infância e pesquisa as transformações sensíveis que a arte proporciona no desenvolvimento humano.

Irma Brown Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFPE, é gestora e fundadora da Galeria Maumau, onde mora e coordena atividades de artes e educação desde 2009.
É artista visual, articuladora e produtora cultural. Já participou de diversos projetos coletivos, com frequência retomando o corpo como matéria de estudo e criação. Utiliza o vídeo como suporte para muitos de seus trabalhos.